2013-12-17

Parque Eólico do Alto dos Forninhos (Portalegre)

Lançamento da 1.ª pedra: 12 de Dezembro de 2013

 

A primeira pedra do Parque Eólico do Alto dos Forninhos, sito na Serra de São Mamede (Portalegre) foi assente pelas mãos da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, acompanhada por Albert Eberhard, Presidente da ENERGETUS, empresa responsável pela sua construção.

 

Num investimento total de cerca de 9 milhões de euros, o Parque Eólico de Portalegre engloba a instalação de 4 aerogeradores de 2MW e prevê-se que entre em funcionamento no final do 1.º trimestre de 2014, permitindo a Portugal reduzir as importações de combustíveis fósseis para produção de energia eléctrica evitando a compra de 6 milhões de metros cúbicos de gás, o equivalente a 2,5 milhões de euros, para alimentar as convencionais centrais termoeléctricas, declarou Albert Eberhard.

 

Adelaide Teixeira congratulou-se pela concretização deste projecto e para a importância do mesmo para a região, destacando que a sua realização se deveu ao esforço conjunto de diversas entidades referindo-se também aos benefícios ambientais inerentes à redução da emissão de cerca de 12.000 toneladas de CO2, aspecto que realçou tendo em conta a localização do Parque Eólico: Parque Natural da Serra de São Mamede.

 

A AREANATejo foi a entidade responsável pelo mapeamento do recurso eólico o que permitiu a viabilização da concretização do projecto. Tiago Gaio, director técnico desta Agência, destacou que “a produção anual de 25 GWh de energia eléctrica renovável será equivalente ao consumo de energia eléctrica do sector doméstico da cidade de Portalegre”.